Portela homenageará Monarco com o enredo “Ao Mestre com Carinho” no Carnaval de 2027

Escola de Madureira celebra a trajetória de um dos maiores nomes de sua história e da música popular brasileira na Marquês de Sapucaí.

A Portela definiu, no dia 11 de abril, o enredo que levará para a Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2027. A escolha foi uma homenagem a um dos maiores baluartes de sua história: o cantor e compositor Monarco. Batizado de “Ao Mestre com Carinho”, o tema será desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros, que retorna à agremiação com a missão de conduzir a escola na busca por seu 23º título no Grupo Especial.

O mestre de Oswaldo Cruz

Nascido Hildmar Diniz, no bairro de Cavalcante, Zona Norte do Rio de Janeiro, Monarco mudou-se ainda criança para Oswaldo Cruz, berço da Portela. Foi ali, aos 10 anos de idade, que começou a conviver com sambistas da escola, participar de blocos carnavalescos e dar os primeiros passos como compositor. Também foi nesse período que surgiu o apelido que o acompanharia por toda a vida.

Sua relação com a Portela atravessou décadas. Na década de 1950, foi convidado a integrar a ala de compositores da escola e tornou-se uma das principais referências da agremiação. Embora nunca tenha vencido uma disputa de samba-enredo, suas composições conquistaram espaço e carinho entre os portelenses. Um dos exemplos mais conhecidos é “Passado de Glória”, que durante anos serviu como samba de aquecimento nos eventos da azul e branco.

Com o passar do tempo, Monarco assumiu papel de destaque na Velha Guarda da Portela e, entre 2013 e 2021, ocupou o cargo de presidente de honra da escola. Sua trajetória foi interrompida apenas por seu falecimento, em dezembro de 2021, aos 88 anos.

Anúncio em clima de celebração

O anúncio do enredo aconteceu durante a tradicional feijoada em comemoração aos 103 anos da Portela, realizada na quadra da escola, em Madureira. O evento reuniu grandes nomes da música brasileira e do samba, como Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Maria Rita, Roberta Sá, Mauro Diniz, Diogo Nogueira, Teresa Cristina e Marquinhos de Oswaldo Cruz.

A escolha do enredo foi recebida com entusiasmo pelos portelenses, que enxergam em Monarco uma das figuras mais importantes para a preservação da identidade e da tradição da escola.

O retorno de Paulo Barros

Após ficar fora dos desfiles do Grupo Especial em 2026, Paulo Barros retorna ao carnaval carioca em uma casa que conhece bem. O carnavalesco não participou da última edição da festa após sua passagem pela Unidos de Vila Isabel, onde assinou o enredo “Quanto Mais Eu Rezo, Mais Assombração Aparece!”.

Agora, ele volta à Portela, escola pela qual conquistou seu último campeonato, em 2017. Naquele ano, a azul e branco apresentou o enredo “Quem Nunca Sentiu o Corpo Arrepiar ao Ver Esse Rio Passar?” e encerrou um jejum de títulos que durava desde 1984. Até hoje, essa permanece como a conquista mais recente da agremiação.

Reformulação para 2027

Além da definição do enredo, a Portela iniciou uma ampla reformulação em diversos setores para o Carnaval de 2027. A contratação de Paulo Barros foi apenas uma das mudanças anunciadas pela diretoria.

O cantor Bruno Ribas retorna à escola após 21 anos para assumir o posto de intérprete oficial. Na comissão de frente, Sérgio Lobatto e Patrícia Salgado passam a comandar o quesito. Já a direção de Carnaval será formada por Dudu Falcão, Elisa Fernandes e Camarão Netto.

Na harmonia, Marcelo Jacob, Almir Souza e Vitor Leite foram promovidos à direção geral do segmento. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira segue formado por Marlon Lamar e Squel Jorgea, enquanto Mestre Vitinho permanece à frente da bateria Tabajara do Samba.

Com um enredo que reverencia um de seus maiores símbolos e uma equipe reformulada para o próximo ciclo carnavalesco, a Portela inicia a caminhada rumo ao Carnaval de 2027 apostando na união entre tradição e renovação para voltar a disputar o título do Grupo Especial.

Por: Vitor Fonseca – Estudante de Jornalismo
Foto destaque: Marcelo Theobald/O Globo

Beatriz Bruno
Beatriz Bruno
Estudante de Jornalismo pela Escola de Comunicação do Centro Universitário Augusto Motta. Carioca da gema, praia e samba na palma da mão. Acredito em uma comunicação acessível e abrangente.

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

SIGA NOSSAS REDES

CONHEÇA O NHD

VENHA PARA A UNISUAM

CONHEÇA NOSSOS CURSOS:

JORNALISMO - PUBLICIDADE - MARKETING

POSTAGENS RECENTES